Torta de bacalhau com batatas

Para o Natal também fiz uma torta de bacalhau, na verdade duas, uma para levar para a casa da minha sogra e outra para a casa da minha avó; dividi minha noite de Natal nesses dois lugares.
Bacalhau é um dos meus peixes favoritos, acho superversátil e indiscutivelmente delicioso!
* TORTA DE BACALHAU COM BATATA *
 INGREDIENTES: (Essa receita serve uma forma bem grande ou duas pequenas)
 * 1kg de bacalhau em lascas
* 1kg de batatas
* 1 cebola picadinha
* 2 tomates picadinhos
* 1 xícara de chá de cebolinha e coentro picadinhos
* 3 ovos
* 3/4 de xícara de chá de amido de milho
* 1 colher de fermento
* 1 pacotinho de queijo parmesão ralado
* 1 xícara de chá de leite
* 1 vidro de azeitonas sem caroços picadinhas
* azeite de oliva
* sal e pimenta do reino a gosto
 PREPARO:
* 1 dia antes deixar o bacalhau de molho (trocar a água umas 2 vezes) * Levar o bacalhau ao fogo imerso em água e deixar até levantar fervura *  Desfiar o bacalhau e reservar * Refogar a cebola, a tomate e o coentro com cebolinha em azeite e acrescentar o bacalhau deixando refogar um pouco * Acrescentar as azeitonas * Corrigir sal e pimenta e reservar * Cozinhar as batatas e em seguida amassá-las como um purê, reservar * Bater as claras em neve, acrescentar as gemas, o amido de milho, o parmesão ralado, o fermento e o leite * Misturar o refogado com as batas e em seguida com a última mistura * Colocar mais cerca de 1/2 xícara de azeite na mistura * Dar uma última corrigida no sal * Levar em forno pre aquecido em temperatura média até dourar *
Claro que em dias festivos a gente acaba comento de tudo um pouco, ou de tudo muito mesmo, hehehehe; mas acho que no dia a dia essa receita é ótima como prato único (adoro pratos únicos, são super práticos!), acrescentando no máximo uma saladinha de folhas!

Comentários

Top Five!