Um macarrão mais sequinho: Massa al pangrattato


Sem muito tempo livre resolvi fazer uma massa pratiquinha; o prato de hoje se chama "MASSA AL PANGRATTATO"!
O "pangrattato" são migalhas ou farinha de rosca tostados e misturado com ervas e alho; é uma idéia tipicamente italiana!
 Vamos aos ingredientes:
*400g de macarrão parafuso
*sal
*2 dentes de alho picadinhos
*1 pimenta vermelha picadinha
*4 ramos de tomilho fresco picadinho (como não tinha, usei manjericão mesmo)
*4 fatias de pão amanhecido
*1 lata de atum picado de lata conservado em óleo
*azeite de oliva (não tinha na receita, foi por minha conta)
 Aqui  o alho, a pimenta e o manjericão picadinhos! 
Gosto de picar todos os ingredientes que uso numa receita logo antes de começar o preparo, acho mais prático e ajuda a não me atrapalhar quando estou cozinhando!
 Preparo:
* O pão é passado em um processador virando uma farinha (como não tenho processador, usei liquidificador mesmo)
 * Cozinhar o macarrão conforme pede a embalagem (Costumo deixar 1 ou 2 minutos a menos pois prefiro mais "al dente") * escorrer *
 * Na frigideira quente colocar 2 colheres do óleo do atum em lata e um fio de azeite * colocar a farofa de pão * acrescentar o alho, o manjericão e a pimenta * acrescentar o atum sem o óleo que restou * deixar  por 4 ou 5 minutos mexendo de vez em quando até que doure * colocar sal a gosto *
 * Misturar bem o conteúdo da frigideira com o macarrão * espremer 1 limão e mexer *


Ok! Minhas considerações sobre o prato: O macarrão fica muito bonito, o sabor é bem marcante, legal a mistura do limão com a pimenta e o atum, é refrescante essa acidez ardidinha! Achei que eu precisava ter tostado mais a farinha de pão, não ficou tão crocante como pede a receita, portanto deixe fritar bem, tipo uma farofinha mesmo!
Particularmente gosto de massa com molho, muuuuuuuito molho e esta é mais sequinha, mas é bem gostosa; merecia um vinhozinho branco, mas como estou doentinha não rolou! Meu marido AMOU, repetiu algumas vezes, hehehehe...
Beijocassss, logo logo tem mais!

Comentários

Top Five!