Risoto de tomate com berinjela

Um dos pratos que tenho amado fazer é risoto; ando descobrindo sabores, misturas, muitas possibilidades e depois...tcharaaaaaammmm provar (sacrifício grande né?)  ;-)
Dessa vez criei vergonha na cara e comprei o arroz arbóreo, que é próprio para risostos. E como é grande a diferença! É mais caro que o arroz que usamos no dia a dia, mas andei pesquisando o porquê de se usar o arbóreo e descobri que esse arroz tradicional italiano tem uma capacidade de absorção enorme, de mais ou menos 3 vezes o seu volume o que faz com que ele absorva bastante caldo ficando muuuuuuuito saboroso, além de dar mais cremosidade à receita porque libera mais amido. (http://socorronacozinha.com.br)
O que comprei foi da marca "Riso Inverni", esse aqui:
Para inaugurar minha caixa de arroz arbóreo fiz um risotinho vegano com base em três ingredientes que adoro: tomate, berinjela e salsinha; a receita é bastante simples.
* RISOTO DE TOMATE COM BERINJELA*
INGREDIENTES:
* 1 xícara de chá de arroz arbóreo
* 500 ml de caldo de legumes (usei o potinho da Knorr)
* 1 lata de tomate pelado (confesso que adoro esses tomates e uso messssmo!)
* 1 berinjela grande descascada  e picadinha
* 1 cebola média picadinha
* 1 xícara de chá de salsinha picada
* sal e pimenta do reino moída a gosto
* 2 colheres de sopa de manteiga
 PREPARO:
* Refogue a cebola com 1 colher de sopa de manteiga * Quando começar a ficar transparente acrescente a berinjela e a lata de tomate pelado com o molho, esmagando os tomates com a mão * Acrescente o arroz e o vinho e vá acrescentando o caldo de legumes aos poucos, na medida que for secando e sempre mexendo * Coloque a salsa e tempere a gosto com sal e pimenta * O ponto é "al dente" * Por último coloque o restante da manteiga para dar mais cremosidade *
Reconfortante e saboroso, perfeito com um vinhozinho e uma boa companhia... até quem não gosta de berinjela adoraria (viu Rachel Carneiro!hehehehe). 
Tá, sou suspeita pra falar porque é um risoto com tudo que gosto, mas sugiro experimentar essa receita e tirar as próprias conclusões!

Comentários