Jantar Catalão

Vou logo falando que esse é um mega post e que exatamente por isso estava com preguicinha de fazê-lo e ia adiando, adiando...mas digo também que vale super a pena porque esse jantar que fiz para minha amigas queridas ficou um luxo (sem falsa modéstia), não por ser algo muito chic e tal, mas porque foi feito com muito capricho e muito carinho também, como aliás sempre acho que deve ser o ato de cozinhar!
Adoro jantares temáticos, acho que o tema meio que ajuda a conduzir e organizar os pratos e esse foi inspirado na Barcelona do meu coração...Ô lugar gostoso de estar!
* JANTAR CATALÃO *
Aqui um pouquinho da decoração da mesa; coisa simples mas com destaque para os mini abajures feitos com a base de taças e a copa que comprei em Barça, com ilustrações de artistas como Gaudi, Van Gohg e Klint e dentro uma velinha, super charmosinhos!!!
O menu foi o seguinte:
*Entrada: Tábua de frios e duas "tapas" tipicamente espanholas, linguiça glaceada e tortilla, servidos com pão ciabata.
*Prato principal: Paella de frutos do mar.
*Sobremesa: Ameixas assadas no suco de laranja e sorvete
* TÁBUA * 
Na tábua servi presunto de peru e mortadela bolonha cortados em tiras compridas com folhas de rúcula, azeitona e pão ciabata, por cima de tudo bastante azeite de oliva, manjericão e ervas finas salpicadas, os molhinhos do lado são mostarda apimentada e mostarda com estragão.
* LINGUIÇA GLACEADA*
 Receitinha surpreendente do Jamie Oliver (não preciso mais falar como o amo, não é mesmo?). Essa linguiça é um achado!!!
INGREDIENTES:
* Uns 300g de linguiça calabresa (ele pede chorizo, mas usei a linguiça que tinha em casa)
* 3 dentes de alho
* 4 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
* 2 colheres de sopa de mel 
* Azeite
PREPARO:
* Corte a linguiça em rodelas de 2 cm * Coloque a linguiça em uma frigideira com uma boa esguichada de azeite e mexa até ficar dourada e crocante * Esmague o alho com casca com o fundo de uma panela e adicione à linguiça * Escorra a maior parte da gordura deixando cerca de 1 colher de sopa e acrescente o vinagre e o mel, deixando reduzir até a linguiça ficar glaceada *
*TORTILLA*
 Esse prato é muito espanhol, tinha que ter no cardápio! 
Quase não deu tempo de fotografar porque o negócio é muito bom!
Também peguei a receita do Jaime Oliver e é muito facinha de fazer...A que fiz foi uma pequenininha porque tinham outras entradas, mas ela maiorzinha dá uma ótima refeição.
INGREDIENTES: 
* 2 batatas inglesas picada em cubos de 1cm aproximadamente
* 1/2 cebola picada
* 1 colher de chá de erva doce
* 1 dente de alho esmagado
* Alecrim
* 4 ovos
* Azeite 
PREPARO:
* Esguiche azeite em uma frigideira pequena anti aderente e coloque as batatas mexendo bem, leve ao fogo médio * Quando as batatas estiverem com uma cor boa acrescente a cebola e a erva doce * Mexa de vez em quando * As batatas estando douradas, diminua o fogo, coloque o alho e o alecrim a gosto e tempere com sal e pimenta do reino * Quebre os ovos sobre a frigideira e mexa delicadamente com uma colher de pau para criar um efeito marmorizado * Aumente o fogo para médio * Deixe dourar de ambos os lados e ficar fofa *
* PAELLA*
 E não tem como falar em Barcelona sem falar nas maravilhosas paellas! 
Só de pensar dá água na boca!
Era mais do que óbvio que fosse esse o prato principal. Confesso que usei aqueles kits para paella que vende no supermercado com temperinho e tudo (é tão prático!), mas dei minha incrementada e o resultado é essa lindeza aí de cima.
INGREDIENTES: (serve bem 6 pessoas)
* 2 kits para paella com camarão, polvo, lula e mexilhão
* 200 g de camarões pré cozidos sem casca
* 1 cebola picada
* 2 dentes de alho picados
* 1 pimentão vermelho picado
* 1 pimentão amarelo picado
* 2 xícaras de chá de arroz arbóreo
* 1 xícara de chá de ervilhas (usei congelada)
* Pimenta e sal a gosto
* Cerca de 800 ml de caldo de legumes
* Azeite
PREPARO:
* Separe os camarões dos demais frutos do mar, reserve * Refogue a cebola com os pimentões, em seguida acrescente o alho e os frutos do mar separados (menos os camarões) * Adicione o arroz, o tempero que vem no kit e caldo de legumes que cubra tudo * Quando reduzir acrescente o camarão * Corrija o  sal e a pimenta * Por último coloque as ervilhas * Se precisar acrescente mais caldo de legumes, mas não é necessário ficar mexendo * O ponto do arroz é al dente *
*AMEIXAS ASSADAS COM SUCO DE LARANJA E SORVETE*
 A pessoa aqui não pode deixar de falar da sobremesa né! Primeiro que fico super animada descobrindo e redescobrindo sabores...depois que amo esse contraste do gelado com o quente, acho fascinante! Claro que essa diquinha também é do Jamie e como é bom!!!!
INGREDIENTES: 
* 8 ameixas descascadas e cortadas em pedaços grandes
* 1 xícara de chá de suco de laranja
* cravo
* 1/3 xícara de chá de açúcar
* 1 colher de chá de baunilha
* 1/2 xícara de chá de conhaque
* Sorvete de creme
PREPARO:
* Em uma assadeira misture tudo e leve ao forno preaquecido por uns 40 minutos * Sirva quente com sorvete de creme *
 E foi assim nosso jantar catalão, regado a um ótimo vinho rosé e a um papo mega divertido! Esses jantares servem mesmo é como pretexto para encontrar minhas amadas amigas e botar o papo em dia, rir junto, saber das novidades das vidas de cada uma, porque o melhor da vida é feito de momentos como este!
E que venham os próximos!!!
 

Comentários

  1. a ameixa da sobremesa é fresca ou em calda?
    kits para paella, não conheço, quais as quantidades de cada ingredinte e qual o tempero que posso caso n encontre o kit

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ameixa que usei foi fresca, apenas descasquei, retirei o caroço e piquei. Quanto aos kits de paella você consegue encontrar no supermercado Extra facinho.
      Para fazer sem o kit, a medida é aproximadamente de 200g de cada ingrediente (lulas, mexilhões, polvo) e uns 300g de camarões. Existem temperos próprios para paella na sessão de temperos do supermercado, mas caso não encontre, tempere com açafrão, páprica, pimenta do reino (que uso mesmo tendo o tempero) e sal. A quantidade é a gosto mesmo (vou provando e vejo como gosto)! Espero ter ajudado! Beijocasss

      Excluir

Postar um comentário

Top Five!