Batatas laminadas recheadas gratinadas

Desde que vi as imagens dessa batata no pinterest e em seguida no blog da Farm fiquei salivando de vontade de fazer! Pesquisei algumas maneiras e acabei fazendo do meu jeito mesmo, quatro batatas, quatro sabores diferentes.
E vou logo avisando: esqueça a balança porque essa receita não é nada light, mas vale cada caloria!!!
*BATATAS LAMINADAS RECHEADAS GRATINADAS*
INGREDIENTES:
* 4 batatas inglesas grandes
* Manteiga
* Queijo parmesão ralado
* Orégano desidratado
* Para o recheio: bacon, linguiça calabresa, queijo gorgonzola, queijo cheddar, peito de peru defumado
* Para o molho de requeijão: 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de manteiga, 1 xícara de chá de leite, 2 colheres de sopa cheias de requeijão, noz moscada a gosto, sal e pimenta do reino a gosto.
PREPARO:
* Corte as batatas em lâminas de cerca de 1 cm como na foto acima, com a preocupação de deixar uma base sem cortar * Pincele manteiga em toda batata, inclusive entre os cortes * Recheie as batatas com os ingredientes que preferir: fiz uma com bacon intercalando com cheddar, outra com linguiça calabresa intercalada com cheddar, outra com presunto de peru defumado intercalada com cheddar e outra com gorgonzola e cheddar (overdose de cheddar, hehehehe) *
* Passe azeite na assadeira e regue as batatas com azeite, salpique orégano, leve ao forno preaquecido por cerca de 1 hora (vai depender do forno, o meu é lerdo mesmo, mas é até as batatas ficarem macias) * Enquanto as batatas assam, faça o molho: primeiro, em fogo médio, misture a farinha com a manteiga e depois acrescente o leite mexendo sempre para não empelotar, deixe ferver e encorpar, baixe o fogo e acrescente o requeijão, em seguida coloque noz moscada, acerte o sal e a pimenta do reino * Quando as batatas assarem coloque o molho por cima delas e em seguida o parmesão, retorne ao forno até gratinar *
O recheio da batata vai depender do seu gosto e criatividade... fácil de fazer e o resultado é dos deuses!!!
E aí gente, o que acharam? Será que fica ruim um negócio desses? hehehehe

Comentários

  1. Eu fiz e é maravilhosooooooooooooo... obrigada pela receita... ameiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  2. a batata quando cortada já está cozida ou é cortada crua e ela cozinha no forno mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse fazer hoje, cortaria ela crua, cozinharia deixando-a "al dente" e depois rechearia e levaria ao forno, pois ela demora muito no forno se for crua direto ao forno, acho que assim facilitaria o processo! :-)

      Excluir

Postar um comentário