Salada de couscous marroquino

Primeiro, desculpa messsssmo pela demora nas postagens, mas aqui em casa está uma loucura! Estou finalmente reformando minha cozinha, o que é ótimo porque  quem gosta de cozinhar sabe como é bom ter um lugar bacana para preparar as receitinhas e acho que minha cozinha vai ficar linda, prática, espaçosa, enfim, como eu sempre quis!!!! Ruim é a bagunça que fica a casa com uma reforma dessas (derrubar parede, colocar cerâmica, trocar encanamento de lugar, cozinhar na sala...), mas vai super valer a pena e assim que estiver prontinha mostro o resultado aqui no blog!
 Mas vamos falar de comida, e comida boa! 
Desde que provei pela primeira vez comida marroquina, quando viajei para Paris a uns 12 anos atrás, apaixonei pelo COUSCOUS marroquino (na época minha relação com comida era só a de comer mesmo, hehehe), mas nunca tinha experimentado usá-lo em alguma receita (mesmo porque ele não é tão fácil de se encontrar nos supermercados daqui de Fortaleza), até que finalmente consegui comprar uma caixa e virei megafã...Como é prático e versátil!!!
O Couscous marroquino é originário da região norte-africana onde hoje é a Argélia, antigamente, preparado com painço ou cevada que depois foi substituído por sêmola, o resultado da moagem incompleta de grãos, sendo a mais conhecida proveniente de trigo. Ele difere do "CUSCUZ" que conhecemos no Brasil por aqui ser preparado com outros ingredientes tais como o milho e o arroz; na verdade o cuscuz brasileiro é meio que uma releitura (não menos deliciosa) do couscous marroquino.
Enfim, história à parte, vamos a receita que preparei e que fez sucesso:
* SALADA DE COUSCOUS MARROQUINO*
INGREDIENTES:
* 1 xícara de chá de couscous marroquino
* 1 xícara de chá de caldo de legumes
* Tomatinhos italianos cortados em rodelas grossas
* 1 xícara de chá de alho poró cortado em rodelas (cerca de 6 tomatinhos)
* 1/2 xícara de chá de azeitonas cortadas em rodelas
* 2 dentes de alho amassados
* 1/2 cebola picadinha
* 1 pimenta dedo de moça picada miúda sem sementes
* folhas de hortelã
* Azeite de oliva
PREPARO:
* Hidrate o couscous com o caldo de legumes quente, tampe e deixe descansar por uns 15 minutos, reserve * Refogue a cebola em azeite e em seguida acrescente para refogar também a pimenta, o alho e o alho poró * Solte o couscous e misture ao refogado, acrescentando os tomatinhos, a zeitona e folhas de hortelã a gosto * Regue com cerca de 1/2 xícara de chá de azeite * Não é necessário acrescentar sal *
Pode ser servido com um peixinho ou frango grelhado e aí fica uma refeição bem levinha e saborosíssima!!!! Que tal?

Comentários

  1. Esse couscous é demais de gostoso!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom mesmo, né! Adoro couscous marroquino! Beijocassss

      Excluir

Postar um comentário