Pão integral

Como todos que curtem o blog sabem, moro em um sítio e certas coisas são um pouco complicadas por aqui como, por exemplo, pão. Isso mesmo, é que a mercearia daqui da redondeza só tem aquele pão de saco que acho horrível e para conseguir um pãozinho mais fresco preciso ir à cidade, o que nem sempre é possível. Pão integral então, not...Como resolver isso? Fazendo meu próprio pão! 
Pão caseiro é tudo de bom e fazendo em casa dá pra saber tudo o que vai nele, nada de conservantes (lógico que estraga mais rápido também) e outras cositas que estão em rótulos e que a gente nem sabe o que é.
Essa receita é do livro da Bela Gil e é muito boa!!! Até já fiz outro pão com umas alteraçõezinhas nela acrescentando outros ingrediente e depois posto aqui também. Por hora é o basicão:
* PÃO INTEGRAL *
INGREDIENTES: (rende 2 pães )
* 4 xícaras de chá de farinha de trigo integral
* 2 xícaras de chá de farinha de trigo branca
* 3 colheres de chá de fermento biológico seco
* 2 xícaras de chá de água morna
* 1 colher de chá de sal
* 1/3 de xícara de chá de óleo de coco
* Gergelim (opcional)
PREPARO:
* Junte a farinha de trigo integral, a água morna e o fermento, misture com uma colher de pau, cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos * Em seguida, acrescente o óleo de coco, o sal e a farinha de trigo branca * 
* Misture com as mão e leve para uma superfície enfarinhada e sove por cerca de 10 minutos * Se precisar, acrescente um pouco mais de farinha * Distribua a massa em duas fôrmas para pão untadas ou forradas com papel manteiga * Por cima polvilhe gergelim (opcional) e deixe a massa descansar por 1 hora em  lugar morno * Leve ao forno a 180 º por 30 minutos * Retire da fôrma antes de esfriar completamente * 
Não tem desculpa pra não comer um pãozinho fresco agora!

Comentários